Comitê de Ética de Enfermagem do HEPR é Inaugurado
Na última quinta-feira (30), foi inaugurado o primeiro Comitê de Ética de Enfermagem do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), vinculado à Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A cerimônia, organizada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), reuniu gestores, profissionais de enfermagem e servidores da instituição.
A diretora-geral do HEPR, Helcimara Martins, destacou a relevância da comissão para a instituição, especialmente em uma unidade referência em saúde mental. “A criação do Comitê fortalece a aplicação do código de ética, contribui na resolução de conflitos e promove um ambiente de trabalho seguro e colaborativo”, afirmou.
Luana Barros, coordenadora de Enfermagem do hospital, acrescentou que a comissão será fundamental para elevar a qualidade da assistência de enfermagem: “É uma conquista significativa para nós.”
Esvaldo Silva, representante do Coren-AL, explicou o funcionamento do comitê em relação ao recebimento de denúncias e apurações. Ele enfatizou que a comissão não tem caráter punitivo, mas servirá como um canal entre os profissionais e o conselho. “Nosso objetivo é orientar e levantar informações em caso de indícios de infrações éticas, sempre promovendo o respeito entre colegas, gestores e pacientes”, detalhou.
Com duração de três anos, o Comitê de Ética começará suas atividades até 30 de outubro de 2028, composto pela enfermeira Juliana Taveiros (presidente), enfermeira Elaynei de Albuquerque Tenório Pereira (secretária) e auxiliar de enfermagem Aulimary Fernandes Ferreira (técnica). O comitê é regido pela Resolução do Cofen 792/2025.
Essa iniciativa marca um passo importante para a valorização da equipe de enfermagem e a melhoria contínua dos serviços prestados.
Com informações e fotos da Uncisal




