Patrícia Barros
O curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) alcançou um marco significativo ao firmar um convênio internacional com a Rede Metuia – Terapia Ocupacional Social. Este acordo visa intensificar o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre instituições de ensino superior que formam terapeutas ocupacionais comprometidos com os direitos humanos e a inclusão social.
Este convênio une a UNCISAL a importantes instituições, como UFSCar, Unifesp, UFES, UFPB, UnB, UFSM, USP, o Instituto Superior de Ciências de Saúde (Moçambique) e o Estabelecimento Público de Saúde Ville-Evrard (França). O professor Waldez Bezerra revelou que a UNCISAL se integrou à Rede Metuia em 2019, por meio de colaboração com o Laboratório Metuia da UFPB, e em 2023 estabeleceu seu próprio laboratório. “Até então, a Rede existia apenas em colaboração, mas a formalização deste convênio é um passo importante para institucionalizar essas parcerias”, afirmou.
O processo de formalização levou mais de dois anos e contou com o apoio da Reitoria da UNCISAL e da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), que facilitaram os trâmites para a inclusão da universidade no convênio. "A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação também foi fundamental ao disponibilizar o espaço para o novo Laboratório Metuia", acrescentou Bezerra.
Com esta conquista, o curso de Terapia Ocupacional da UNCISAL não só amplia as oportunidades de intercâmbio para seus estudantes, mas também eleva a visibilidade do curso em níveis nacional e internacional, refletindo a relevância da Rede Metuia no cenário acadêmico.
Inserção institucional
A Rede Metuia representa uma articulação entre universidades públicas que trabalham na interface entre Terapia Ocupacional, políticas públicas e cidadania, com foco na assistência social, educação, cultura e justiça, especialmente para populações em vulnerabilidade socioeconômica. A participação da UNCISAL nessa rede potencializa sua inserção em projetos de ensino, pesquisa e extensão de abordagem coletiva e interdisciplinar.
O convênio permitirá que professores, alunos e técnicos da UNCISAL participem de atividades conjuntas com instituições parceiras de outros estados e países, promovendo intercâmbios culturais e a construção de conhecimento crítico. Além disso, prevê a organização de eventos, publicações colaborativas, cursos de capacitação e articulação com políticas públicas tanto no Brasil quanto internacionalmente.
Com informações e fotos da Uncisal