CER da Uncisal Representa Alagoas no Projeto CDC-APS
O Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) foi selecionado para integrar o projeto “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança na Atenção Primária à Saúde (CDC-APS)”, uma iniciativa do Ministério da Saúde em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A capacitação ocorreu de 7 a 11 de abril, no Centro de Treinamento da Sociedade Mineira de Pediatria, em Belo Horizonte.
Três profissionais do CER participaram da formação: a fonoaudióloga Cecília Marques e as fisioterapeutas Clarissa Cotrim e Eunicia Marluce Gonçalves. Elas foram treinadas como facilitadoras estaduais da metodologia CDC, tornando-se multiplicadoras do conhecimento em Alagoas, com o objetivo de capacitar tutores municipais e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS).
A diretora do CER, Janaina Cajueiro, expressou a honra de representar o estado: “Nosso CER oferece assistência multiprofissional focada no desenvolvimento infantil e foi selecionado como um dos Centros de Apoio Estaduais (CAE-CDC) no Brasil. Essa missão nos permitirá treinar centenas de profissionais em Alagoas.”
O curso contou com a presença de representantes de diversos estados, incluindo Sergipe, Tocantins, Pernambuco e São Paulo. A formação abrangeu aulas teóricas sobre políticas para a primeira infância, cuidados responsivos, a importância do brincar e estratégias de interação com cuidadores.
Durante a parte prática, as participantes realizaram simulações e atendimentos supervisionados em unidades como o ambulatório Acriar (HC-UFMG) e o Centro de Atendimento e Inclusão Social (CAIS) em Contagem. Elas também trocaram experiências e receberão feedbacks das equipes envolvidas.
Cecília Marques destacou a intensidade do aprendizado: “Tivemos aulas o dia todo, discutindo o desenvolvimento infantil e como orientar cuidadores, que muitas vezes ficam em segundo plano. O curso enfatizou a importância do brincar e da interação no desenvolvimento da linguagem e motricidade.”
Na próxima fase do projeto, após a formação dos demais Centros de Apoio Estaduais e a conclusão do módulo online do curso, profissionais da APS designados pelo Ministério da Saúde serão encaminhados ao CER da Uncisal para atividades práticas supervisionadas. “Receberemos de 8 a 10 profissionais por mês, que já concluíram o curso online disponível desde fevereiro na plataforma UNA-SUS. Nós aplicaremos a parte prática, discutiremos casos e compartilharemos nossos aprendizados. O objetivo nacional é capacitar 3 mil profissionais até fevereiro do próximo ano,” afirmou Cecília.
Com esse esforço, o CER da Uncisal se consolida como um referencial em Alagoas na formação de profissionais para promoção do desenvolvimento infantil na Atenção Primária à Saúde, finaliza Janaina Cajueiro.
Com informações e fotos da Uncisal