Recentemente, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) disponibilizou em seu portal a resolução que criou o Programa de Gestão e Desempenho (PGD). A proposta foi aprovada pela maioria do Conselho Universitário (Consuni) durante uma sessão realizada em 26 de novembro, após um extenso debate que envolveu servidores de todos os campi da instituição.
O principal objetivo do PGD é modernizar as práticas administrativas, incentivar a busca por resultados, melhorar a qualidade de vida dos servidores e promover a sustentabilidade. O programa abrange tanto os servidores técnico-administrativos quanto os docentes com funções de gestão, regulamentando aspectos como o trabalho remoto e a otimização de processos. A flexibilização dos processos de trabalho, a promoção de resultados baseados em evidências e a busca pela sustentabilidade são alguns dos focos estabelecidos pela Resolução nº 151/2024 que institui o PGD.
Além disso, o programa visa promover uma gestão mais criativa, incentivar a inovação e a cultura digital, reduzir custos operacionais, ampliar a acessibilidade para servidores com dificuldades de deslocamento e estimular o comprometimento e a motivação dos colaboradores.
Para que a implementação do PGD comece a ser executada, é necessário cadastrar os planos no sistema informatizado ou no escritório digital, incluindo o Plano de Entregas da Unidade/Subunidade, o Plano de Trabalho do Participante de cada servidor da unidade e subunidade, e o Termo de Ciência e Responsabilidade (TCR) assinado pelo servidor participante.
Para mais detalhes sobre o Programa de Gestão e Desempenho da Ufal, acesse o documento completo disponível no portal da universidade.
Com informações e fotos da UFAL