Um evento promovido pelo Programa Eleitor do Futuro, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) e a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), reuniu mais de 300 estudantes da rede pública municipal de ensino. A atividade visava incentivar o exercício da cidadania, em especial o tema “Combate à Desinformação”, que foi trabalhado nas escolas com a produção de vídeos para um concurso organizado pelo TRE-AL.
Durante o evento, que aconteceu no auditório da Justiça Federal de Alagoas, os alunos assistiram a palestras, participaram de quiz e contação de histórias. Além disso, foi anunciado o resultado do I Concurso de Vídeos para Redes Sociais, com destaque para o vídeo produzido por estudantes da Escola Municipal Padre Pinho, que abordava dicas para não cair em fake news.
A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, presente no evento, destacou a importância de os jovens entenderem o processo eleitoral e as funções de cada cargo político, ressaltando a necessidade de despertar o interesse dos futuros eleitores para participarem ativamente das eleições. O desembargador eleitoral Carlos Cavalcanti também ministrou uma palestra sobre democracia e cidadania para os alunos.
Os três vídeos vencedores do concurso receberam kits de guloseimas e fones de ouvido. As escolas premiadas foram a Escola Municipal Brandão Lima, a Escola Municipal José Haroldo da Costa e a Escola Municipal Padre Pinho. A iniciativa visava educar os jovens sobre a importância da participação democrática e do combate às fake news, preparando-os para as futuras eleições em que irão participar como eleitores.

