Os desafios enfrentados pelas políticas públicas e gestão educacional, com o foco na promoção da equidade, serão abordados durante um seminário organizado pelo Observatório da Equidade Educacional, ligado ao Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees), em Maceió, nos dias 20 e 21 de fevereiro deste ano. As inscrições para o evento já estão abertas e são gratuitas.
O seminário proporcionará uma oportunidade valiosa para técnicos e gestores públicos, especialmente das Secretarias Municipais de Educação, aprofundarem seus conhecimentos sobre equidade e interseccionalidade no contexto educacional. A programação, que também é voltada para educadores e estudantes universitários, incluirá palestras, debates, mesas-redondas e a presença de convidados do Ministério da Educação (MEC).
O evento “Educação, Equidade e Interseccionalidade: propósitos e desafios das políticas públicas e da gestão educacional” ocorrerá nos auditórios da reitoria e do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió. A iniciativa conta com a parceria da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) de Alagoas.
Um dos pontos altos do seminário serão as oficinas temáticas, nas quais os participantes terão a oportunidade de se capacitar no uso de dados e indicadores de equidade na educação, análise de casos reais, boas práticas de gestão educacional e discussão de conceitos relacionados à equidade. Toda a programação será transmitida online e contará com intérprete de Libras.
A coordenadora do evento e líder de formação do Observatório de Equidade Educacional, Jeane Felix, destaca a importância do seminário como uma excelente oportunidade para discutir a equidade no combate às desigualdades educacionais e para promover o estabelecimento de parcerias que fortaleçam o desenvolvimento de políticas públicas educacionais mais equânimes.
Além disso, o seminário visa fortalecer a capacidade das Secretarias Municipais de Educação na implementação de políticas educacionais mais equitativas e interseccionais, com a contribuição de técnicos das áreas pedagógica e de gestão para o desenvolvimento dos planos de trabalho das prefeituras, principalmente aquelas que estão iniciando seus mandatos.
A programação conta com uma palestra de abertura no dia 20 de fevereiro, abordando o tema “Equidade e interseccionalidade na educação: por que essas questões são relevantes?”. Haverá também debates sobre marcos legais, interseccionalidade e promoção da equidade e justiça social nas políticas públicas educacionais, além de oficinas temáticas no segundo dia do evento.
As oficinas abordarão temas como visualização e análise de dados para gestão educacional, construção de projetos de pesquisa para estudo e promoção da equidade educacional, e estratégias para o engajamento coletivo em prol da equidade educacional. O seminário se encerrará com relatos de experiências sobre equidade nas políticas educacionais.
Para participar do seminário e conferir a programação completa, os interessados podem se inscrever através do link disponibilizado no site do evento. Esta é uma oportunidade única de aprofundamento e troca de conhecimentos sobre equidade educacional e interseccionalidade, visando a construção de políticas públicas mais justas e equitativas na área da educação.
Com informações e fotos da UFAL