A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou a primeira sessão da chamada pública para a aquisição de alimentos da agricultura familiar para as escolas e creches da rede pública municipal de ensino. Nesta terça-feira (22), foram entregues 25 propostas pelos produtores locais, detalhando a produção e os alimentos que serão fornecidos.
A próxima etapa será a conferência documental dessas propostas, com o resultado final sendo divulgado na sexta-feira (25) em uma segunda sessão pública. O objetivo é selecionar os fornecedores que serão contemplados pelo edital.
Um dos destaques foi a comunidade quilombola Muquém, de União dos Palmares, que apresentou variedade de produção, incluindo macaxeira, abóbora e frango caipira. A representante da comunidade, Maria das Dores, conhecida como Dorinha Cavalcante, ressaltou a importância de participar desse processo.
Segundo o diretor da Unicafes, Roberto Moura, Maceió é reconhecida como um exemplo na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com a chamada pública sendo um modelo para outros municípios. A iniciativa visa garantir a qualidade dos alimentos nas escolas e impulsionar a economia local.
O município de Maceió aumentou para 40% o percentual de aquisição de alimentos da agricultura familiar, superando o estabelecido pelo programa nacional. O investimento previsto para as instituições selecionadas é de quase R$ 4 milhões até o final de 2025, com recursos do Governo Federal.
A chamada pública publicada no Diário Oficial do Município tem como objetivo garantir transparência e competitividade no processo de aquisição dos alimentos, além de credenciar grupos interessados em fornecê-los para as instituições de ensino.