Profissionais de auxílio reforçam acesso à educação inclusiva em creches e escolas municipais
A prática de garantir a inclusão na educação vai além de ser um direito, é uma realidade construída no dia a dia escolar com atenção, escuta e presença. No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vereador Braga Neto, no Tabuleiro do Martins, os Profissionais de Apoio Escolar (PAE) desempenham um papel fundamental. Eles acompanham o desenvolvimento de crianças público-alvo da Educação Inclusiva, contribuindo para um aprendizado mais acessível, equitativo e de qualidade.
Letícia Corato, uma PAE na unidade de ensino, compartilha sua experiência ao acompanhar uma criança com paralisia cerebral. Ela destaca a atenção, paciência e dedicação necessárias para lidar com as particularidades de cada criança.
No mesmo contexto, Maria Silene, que trabalha diretamente com uma criança autista de nível 3, enfatiza a importância da escuta e do acolhimento para garantir o progresso de todas as crianças.
A vice-diretora, Marluce Gomes, ressalta a importância do ambiente escolar no desenvolvimento das crianças, especialmente daquelas com mais dificuldades. Ela destaca como é fundamental o trabalho dos profissionais voltados para a educação especial.
Cada gesto e cuidado diário realizado por esses profissionais contribuem para uma educação mais inclusiva, justa e acolhedora. A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem fortalecido ações voltadas para a inclusão e acessibilidade nas escolas municipais.