logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Professoras da UFAL discutem educação em espaços prisionais em congresso internacional em Portugal.

COMPARTILHE

Duas renomadas professoras do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Conceição Valença e Abdízia Barros, tiveram a oportunidade de participar do “Congresso Internacional de Educação: diálogos luso-brasileiros sobre formação ao longo e em diferentes espaços de vida (CIEd)”, realizado em Coimbra, Portugal, a convite da Universidade de Coimbra.

Durante o evento, as professoras estiveram presentes na Universidade de Coimbra e na Universidade Aberta de Portugal com o intuito de abordar temas relevantes como educação e formação em espaços prisionais e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A participação das professoras foi extremamente significativa, visto que permitiu reflexões críticas acerca dos desafios atuais da educação e formação de jovens e adultos, estimulando também diálogos sobre a formação em diferentes aspectos da vida.

Conceição Valença, líder do Grupo de Pesquisa e Extensão CNPq Educação em Prisões (GPEP), destacou a importância do evento em fortalecer as relações históricas, culturais e científicas entre Portugal e o Brasil, promovendo a renovação de conhecimentos, políticas e práticas educativas que contribuam para a construção de sociedades mais humanizadas.

O Congresso contou com a colaboração de diversas instituições de ensino superior e grupos de pesquisa brasileiros e portugueses, com a participação ativa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Durante o evento, foram realizadas palestras, apresentações de trabalhos científicos e visitas técnicas em instituições educacionais, proporcionando um enriquecedor intercâmbio de saberes e experiências entre especialistas.

Conceição Valença apresentou uma conferência sobre educação e formação em espaços prisionais, abordando aspectos gerais do sistema prisional brasileiro, enquanto Abdízia Barros expôs um trabalho científico sobre as experiências do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos. As atividades realizadas durante o Congresso foram de extrema relevância para a troca de conhecimentos e o aprimoramento das práticas educativas, contribuindo para o desenvolvimento constante da educação no Brasil e em Portugal.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade