O professor Leonardo Luz, renomado docente do curso de Educação Física do Campus Arapiraca, teve a honra de representar a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) no Seminário Nacional do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento, que ocorreu nos dias 5 e 6 do mês presente em Brasília, reuniu cerca de 300 participantes de diferentes estados do país, todos ligados ao referido programa. Além de sua participação no Seminário, Leonardo também desempenha o papel de representante da Ufal no Grupo de Trabalho Intersetorial do Estado de Alagoas no PSE.
Durante o encontro, foi possível presenciar a apresentação dos planos estratégicos dos Estados para o biênio 2025-2026 no âmbito do PSE. Promovido pelos Ministérios da Educação e Saúde, em conjunto com a equipe do Projeto Fortalece PSE, o evento teve como objetivo principal fortalecer o programa e contribuir para a Promoção da Saúde da população brasileira, destacando a importância da educação em saúde para toda a comunidade escolar.
O professor Leonardo, que integra a equipe da Ufal há 16 anos, possui doutorado em Ciência do Desporto e Educação Física, atuando como professor associado no Campus Arapiraca. Além disso, ele coordena o renomado Laboratório de Cineantropometria, Atividade Física e Promoção da Saúde (Lacaps) e ministra diversas disciplinas fundamentais para a formação dos futuros profissionais da área.
Destaca-se também o lançamento, por parte do Grupo de Pesquisa do Lacaps em 2023, do livro “Escola e Promoção da Saúde: Evidências e possibilidades para democratizar a participação em atividades físicas na infância e na adolescência”, disponível gratuitamente para consulta.
O Programa Saúde na Escola (PSE), instituído em 2007, representa uma política intersetorial da Saúde e da Educação, voltada para a promoção da saúde e educação integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino do país. A intersetorialidade entre as redes de saúde e educação, aliada a outras redes sociais, contribui para a implementação e desenvolvimento do PSE, promovendo a cidadania e qualificando as políticas públicas na área. Este programa adentra sua 17ª ano de existência, com a perspectiva de continuar impactando positivamente a saúde e qualidade de vida da população brasileira.
Com informações e fotos da UFAL