No dia 27 de novembro, aconteceu uma assembleia virtual para escolher os representantes das entidades científicas que compõem o Conselho Deliberativo da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom). O professor Anderson Santos, docente da Unidade Santana do Ipanema do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi eleito como o novo diretor da instituição.
A gestão da nova Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo está prevista para o biênio 2024-2026. O lema escolhido pelo professor Anderson é “Comunicar e Avançar”. Ele ressalta a importância de tornar a Socicom mais reconhecida interna e externamente, promovendo o diálogo e a divulgação das atividades das entidades filiadas.
Anderson destaca a união entre as associações de Comunicação como um fator determinante para as conquistas históricas do campo, mas enfatiza a necessidade de enfrentar desafios no cenário atual de políticas científicas, comunicação, informação e cultura. Ele ressalta a importância da articulação coletiva coordenada pela Socicom para avançar, seguindo exemplos de momentos históricos da federação.
Além disso, Anderson Santos possui experiência como ex-presidente da Ulepicc-Brasil e como vice-coordenador do Grupo Temático Economia Política das Comunicações da Associação Latino-Americana dos Investigadores da Comunicação (Alaic).
A Diretoria Executiva para o próximo biênio conta com a presença de Rafiza Varão (SBPJor/UnB) como vice-presidente, Gabriel Fragata (Rede Folkcom/UFAM) como diretor de Comunicação, Carlos Humberto Ferreira Júnior (ABPCom/UnB) como diretor financeiro, Cristiane Finger (Intercom/PUC-RS) como diretora de Relações Nacionais e Marluce Zacariotti (ABEJ/UFT) como diretora de Relações Internacionais.
Também foram atualizados o Conselho Fiscal, com Hadija Silva (Forcine), Adriano Sampaio (Abrapcorp) e Josete Maria Zimmer (Abepeducom), e o Conselho Consultivo, com as ex-presidentas Ana Regina Rêgo e Betania Maciel, e o ex-presidente Fernando Oliveira Paulino.
Com informações e fotos da UFAL