Na próxima sexta-feira, dia 24, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Alagoas (PPGAS/Ufal) terá sua aula inaugural do semestre, a partir das 14h, no auditório do Instituto de Ciências Sociais (ICS). O evento será aberto ao público e terá como tema a palestra intitulada “A cordilheira ciumenta: o ambiente percebido pelos mapuches e crianceros de Neuquén, na Argentina”, ministrada pelo renomado professor Rolando Silla, pesquisador do Conicet – Eidaes, na Argentina.
Durante a aula, o professor Silla irá aprofundar as discussões sobre antropologia ambiental e os saberes tradicionais dos povos mapuches e crianceros. Com vasta experiência na área, Silla é doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui pós-doutorado pela University of Aberdeen, Reino Unido. Além disso, atua como pesquisador independente do Conicet e professor titular de Antropologia Social e Cultural na Universidad Nacional de San Martín.
O foco de suas pesquisas está na antropologia da religião, estudos de fronteira, território e habitat em populações camponesas, indígenas e rurais da Pampa e Patagônia. Silla também se dedica à teoria e história antropológica, com enfoque na Escola Histórico-Cultural (difusionismo alemão) e correntes fenomenológicas na Argentina. Seus interesses incluem os debates contemporâneos acerca da relação entre natureza e cultura, bem como as conexões entre humanos e não humanos.
Para mais informações sobre o evento, acesse a página do PPGAS no Instagram. Não perca essa oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em antropologia social e ambiental com um dos principais especialistas da área.
Com informações e fotos da UFAL