logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Prazo para pagamento de taxa do Enem termina nesta quarta-feira; faça o procedimento agora!

COMPARTILHE

O prazo final para efetuar o pagamento da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 encerra-se hoje, quarta-feira, dia 19 de junho. A taxa no valor de R$ 85 pode ser quitada de diversas maneiras, após a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) ser gerada na própria Página do Participante do exame. O candidato poderá efetuar o pagamento através do login único no portal de serviços digitais do Governo Federal, conhecido como Gov.br. Caso o participante tenha esquecido a senha inserida, poderá recuperá-la diretamente no mesmo site.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, destaca que é possível realizar o pagamento da taxa de inscrição do Enem por diversas formas, tais como por Pix, utilizando o QR Code presente no boleto, por cartão de crédito, ou ainda por meio do tradicional boleto através de débito em conta corrente ou poupança. É importante ressaltar que a confirmação efetiva da inscrição somente ocorrerá após o pagamento da taxa.

O prazo de inscrições para o Enem finalizou na sexta-feira passada, dia 14 de junho, com exceção dos residentes no estado do Rio Grande do Sul, que passa por uma situação de calamidade pública devido às chuvas intensas que resultaram em 176 mortes e prejuízos no estado.

Até a data limite de inscrição, que foi 14 de junho, o Inep registrou um total de mais de 5,05 milhões de solicitações de inscrições para a edição do Enem de 2024. Desse montante, um total de 2.323.942 candidatos deve efetuar o pagamento da taxa até o dia de hoje, 19 de junho. Já os demais inscritos, aproximadamente 2,73 milhões, são candidatos que estarão isentos da taxa de inscrição de R$ 85, conforme a solicitação de isenção que foi aceita pelo Inep. Os candidatos isentos cumprem os requisitos exigidos e descritos no edital deste ano, como por exemplo, ser estudante do 3º ano do ensino médio em escola pública, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.

O Enem, criado no ano de 1998, tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento dos estudantes ao final do terceiro ano do ensino médio, etapa que corresponde ao término da educação básica no Brasil. O exame é considerado a principal forma de ingresso em instituições de ensino superior, sejam elas públicas ou privadas, como universidades, faculdades e institutos federais, por meio de programas e mecanismos como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).

As provas objetivas e a redação do Enem de 2024 serão aplicadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal nos dois primeiros domingos do mês de novembro, dias 3 e 10. No primeiro dia, os participantes responderão a questões de linguagens, ciências humanas e redação, além de questões do idioma estrangeiro (inglês ou espanhol) escolhido no momento da inscrição. A aplicação terá uma duração de 5 horas e 30 minutos. Já no segundo dia, as provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias serão aplicadas, com uma duração de 5 horas. Para demais informações, o edital completo do Enem 2024 está disponível para acesso.

Com informações da EBC
Fotos:

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade