O prazo para envio dos relatórios finais ou parciais de pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com protocolos vigentes ou expirados na Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) termina em 20 de dezembro. A importância desse envio dentro do prazo se dá não apenas para evitar sanções administrativas, mas também para contribuir com a elaboração do Relatório Anual da Ceua/Ufal que será encaminhado ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).
O coordenador da Ceua, professor Müller Ribeiro, destaca a relevância desse levantamento para garantir o monitoramento ético e legal do uso de animais em pesquisa, seguindo os princípios dos 3Rs (Reduzir, Refinar e Substituir) e buscando constantes melhorias nesse processo. É fundamental que os pesquisadores respeitem o prazo estabelecido e enviem os relatórios via formulário eletrônico, disponível no site da universidade.
No caso de pesquisadores responsáveis por mais de um protocolo que se enquadre nas condições mencionadas, é necessário preencher um formulário para cada protocolo. Para isso, basta clicar em “enviar outra resposta” e preencher os dados referentes a cada projeto em separado.
Portanto, a colaboração dos pesquisadores é essencial para manter a transparência e a ética no uso de animais em pesquisa na universidade. O cumprimento do prazo estabelecido não apenas evita possíveis punições, mas também contribui para o avanço responsável e ético da ciência. A participação ativa dos pesquisadores nesse processo é fundamental para garantir o bem-estar dos animais e a qualidade das pesquisas realizadas na instituição.
Com informações e fotos da UFAL