A cidade de Porto Alegre, localizada no Rio Grande do Sul, deu início, nesta segunda-feira (19), à retomada das atividades em todas as escolas que foram atingidas por uma enchente no mês de maio deste ano. Este retorno às aulas abrange sete escolas da rede municipal que ainda estavam sem atividades. Com isso, um total de 650 estudantes retomarão suas rotinas escolares, encerrando a situação de 100% dos 4.147 alunos que foram afetados pelas enchentes.
Para que este processo fosse possível, as unidades escolares passaram a funcionar em espaços alternativos alugados pela Secretaria Municipal de Educação. Das 14 escolas municipais que foram afetadas pelas enchentes, 12 estão passando por obras de recuperação, enquanto outras duas já foram limpas e recuperadas: a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Ilha da Pintada e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vereador Antônio Giudice.
Os investimentos feitos pela prefeitura de Porto Alegre para a recuperação dessas escolas atingiram o valor de R$ 5 milhões até o momento. A Emef Migrantes terá suas aulas realizadas na Emef Paixão Cortes, na Vila Ipiranga, uma vez que o local onde as aulas estavam sendo ministradas, a Emef João Goulart, retornou para o prédio próprio.
Outras escolas, como Humaitá, Passinho Dourado e Patinho Feio, terão suas aulas em salas da unidade São Francisco Santa Família, enquanto a Emei Meu Amiguinho funcionará em um espaço cedido pela Associação Cristóvão Colombo. Já as escolas de educação infantil Vila Elizabeth e Miguel Velasquez passarão a funcionar temporariamente na sede do Sesi Rubem Berta, com transporte gratuito disponível até o local.
Com informações da EBC
Fotos: