logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Pesquisa liderada por professor da Ufal revela fatores de valorização imobiliária em Maceió

COMPARTILHE

O professor Nelson Marisco, integrante do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), lidera uma pesquisa inovadora iniciada em agosto de 2023 com o objetivo de investigar a valorização imobiliária nos bairros litorâneos de Maceió. Com uma sólida formação acadêmica, incluindo graduação em Engenharia Cartográfica, mestrado e doutorado em Engenharia Civil, e pós-doutorado em Engenharia dos Transportes pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o pesquisador realizou um levantamento minucioso dos preços dos apartamentos em regiões como Ponta Verde, Jatiúca, Pajuçara e Cruz das Almas.

A pesquisa se vale de métodos comparativos fundamentados em dados de mercado, utilizando modelos econométricos espaciais e ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para análise. Informações acerca dos imóveis foram coletadas em imobiliárias e plataformas online, georreferenciadas no sistema UTM e posteriormente analisadas com o auxílio dos softwares QGis, GeoDa e GeoDaSpace.

Um dos resultados mais relevantes da pesquisa foi a aplicação bem-sucedida do modelo de Defasagem Espacial (SAR) com estimadores por Variáveis Instrumentais (VI) em dois estágios espacialmente generalizados (S2SLS + MGM/HAC), eliminando assim os efeitos da autocorrelação espacial dos resíduos, comuns no modelo clássico de regressão linear. Nelson Marisco enfatiza a importância das variáveis exógenas e endógenas no modelo, ressaltando que fatores como garagem, vista para o mar, área útil, idade do apartamento, renda média per capita das famílias e taxa de ocupação do terreno exercem influência significativa nos preços dos apartamentos.

Os resultados da pesquisa foram apresentados no 38º Congresso Panamericano de Avaliação, realizado em Puerto Varas, Chile, em novembro, e o artigo submetido foi premiado na categoria “Herramientas o soluciones valuatorias”. De acordo com o pesquisador, a pesquisa visa fortalecer os estudos relacionados ao Planejamento Urbano e Gestão Territorial no âmbito do Igdema/Ufal, contribuindo para a disseminação do conhecimento sobre o processo de valoração da terra e o seu uso e ocupação na região de Maceió, Alagoas, Brasil. Nelson Marisco conclui enfatizando a importância do trabalho realizado e seu impacto na compreensão dos processos imobiliários em áreas litorâneas da cidade.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade