O Instituto de Computação (IC) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP) teve um artigo escolhido como o melhor da 37ª Conference on Graphics, Patterns and Images (37th SIBGRAPI), promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
A conferência é um espaço importante para reunir pesquisadores das áreas de Computação Gráfica, Visualização, Visão Computacional e Reconhecimento de Padrões. Além do artigo premiado, outro da Ufal recebeu menção honrosa, destacando mais uma vez a instituição tanto nacional quanto internacionalmente no campo da Computação.
Os dois artigos premiados são resultado de uma pesquisa que buscou desenvolver metodologias visuais para analisar dados de criminalidade e patrulhamento de viaturas policiais de forma espaço-temporal. O professor Thales Miranda de Almeida Vieira, pesquisador do IC, explicou que esses dados são massivos e multidimensionais, tornando complexa a compreensão das variações urbanas ao longo do espaço e do tempo. Para isso, foram utilizados recursos matemáticos avançados, baseados no valor de Fiedler de grafos, a fim de ordenar as esquinas da cidade e gerar visualizações que mostrassem os padrões de criminalidade.
A pesquisa teve início a partir de uma colaboração com o Instituto ICMC da USP e um termo de cooperação entre a Ufal e a Polícia Militar de Alagoas, que forneceu os dados de criminalidade. O capitão da PM-AL, Edival Lima, egresso do Programa de Pós-graduação em Informática da Ufal e orientado pelo professor Thales em seu mestrado, viabilizou essa cooperação.
O artigo premiado, intitulado “A visual methodology to assess spatial graph vertex ordering algorithms”, apresenta análises técnicas sobre a ordenação das esquinas da cidade para geração de visualizações. Já o artigo que recebeu menção honrosa, denominado “Space-Time Urban Explorer: A Visual Tool for Exploring Spatiotemporal Crime and Patrolling Data”, mostra os resultados da dissertação de mestrado de Thiago Paulino, sob a orientação do professor Thales.
O evento da SIBGRAPI recebeu 130 submissões de artigos em 2024, dos quais 48 foram aceitos, incluindo os da Ufal. A premiação dos artigos reforça a qualidade do Programa de Pós-graduação em Informática da instituição, que busca elevar sua avaliação e eventualmente abrir um doutorado. O professor Thales, formado em Ciência da Computação e Matemática pela Ufal e doutor pela PUC do Rio de Janeiro, ministra disciplinas relacionadas a métodos numéricos, visão computacional e processamento de linguagem natural. Além disso, tem se dedicado a pesquisas em Ciência de Dados, Visão Computacional, Aprendizado de Máquina e Aprendizado Profundo, incluindo projetos com dados educacionais do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) da Ufal.
Com informações e fotos da UFAL