Recentemente, foi lançada uma nova turma do mestrado profissional em Educação Especial, fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Esta iniciativa oferece uma oportunidade para avançar na formação acadêmica e profissional em uma área em constante expansão.
Com um total de 18 vagas disponíveis, o curso se divide em duas linhas de pesquisa: “Formação de Recursos Humanos e o desenvolvimento de serviços de apoio em Educação Especial” e “Tecnologia educacional e a escolarização do público-alvo da Educação Especial”. Para participar da seleção, é necessário ser concluinte ou possuir diploma de cursos de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) em diferentes áreas do conhecimento.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente pelo site do programa até o dia 16 de dezembro. O processo seletivo consistirá em quatro etapas: prova escrita, avaliação do projeto de pesquisa, arguição e defesa do projeto, e análise do currículo. O resultado final será divulgado em 31 de março, com as aulas previstas para iniciar em abril de 2025.
O Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Especial (Propgees), fruto da parceria entre a Uncisal e a Ufal, visa formar profissionais de diversas áreas do conhecimento com competências técnicas para atuar de forma colaborativa no campo da Educação Especial. A ênfase do curso é na minimização das barreiras do processo de escolarização do público-alvo da Educação Especial, por meio da formação de recursos humanos, oferta de serviços de apoio e utilização de diferentes tecnologias educacionais. O objetivo é preparar profissionais inovadores, colaborativos e inclusivos, capazes de atuar em diferentes contextos, modalidades e níveis de ensino.
Com informações e fotos da UFAL