logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

NIT da Ufal abre seleção para licenciamento exclusivo de programas de computador. Confira detalhes!

COMPARTILHE

O Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) lançou um extrato de oferta tecnológica com o objetivo de selecionar propostas vantajosas para a concessão de licenças de uso e exploração exclusiva de três programas de computador. As empresas interessadas têm até o dia 31 de janeiro para enviar suas propostas.

Para participar, as empresas devem estar legalmente habilitadas para adquirir o direito de uso e exploração das tecnologias descritas no edital, por meio de um acordo de licenciamento. Além disso, é necessário apresentar documentação que demonstre conhecimento na área, intenção de desenvolvimento do programa, percentual de royalties a ser repassado para a Ufal, entre outras informações relevantes. A negociação do contrato ocorrerá entre a equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica e os inventores dos programas em conjunto com a empresa selecionada, com o intuito de encontrar a proposta mais vantajosa para a universidade.

Os programas em questão são: o Sistema de cadastro Cria (Criança Alagoana), voltado para o registro de famílias interessadas em receber benefícios da política de assistência social Cria, destinada a gestantes e mães de crianças de até seis anos em Alagoas. O segundo programa é a Plataforma Oxetech, que oferece cursos de formação tecnológica e oportunidades de emprego na área de tecnologia da informação para residentes do estado. Já o terceiro programa é o Sistema do Observatório do Turismo de Alagoas, que reúne informações do setor turístico do estado para facilitar o acesso e pesquisa por parte dos turistas e da secretaria de turismo.

Carolina Sá, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal, ressalta que a iniciativa visa aplicar o conhecimento gerado na universidade para beneficiar a sociedade e gerar retorno financeiro para a instituição. Os programas já estão registrados no INPI e a empresa licenciada poderá explorar a tecnologia de forma exclusiva.

Para mais informações e detalhes sobre a documentação necessária, acesse o site oficial da Ufal.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade