logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Metodologia Pedagógica da Natureza no CMEI Fúlvia Rosemberg: Proposta de Desenvolvimento Infantil.

COMPARTILHE

Um Centro de Educação Infantil localizado na Cidade Universitária está utilizando uma metodologia chamada Pedagogia Orgânica para conectar as crianças à natureza. Essa abordagem visa estimular a criatividade por meio de propostas coletivas e expedições investigativas, proporcionando um processo de aprendizagem mais eficaz e um desenvolvimento saudável para os alunos.

Segundo a coordenadora pedagógica da creche, Rozana Melo, a prática da Pedagogia Orgânica segue a ideia de desemparedar a infância, tirando as crianças do ambiente restrito dentro das salas de aula e levando-as para brincar ao ar livre, interagir com a terra, as plantas, os animais e as áreas verdes. Essa experiência visa garantir os direitos das crianças e afastá-las do constante contato com telas digitais, como celulares e televisões.

Além das atividades ao ar livre, o Centro de Educação Infantil promove a criação de arte com materiais naturais, como gravetos, pedrinhas e sementes, e incentiva a reciclagem de materiais como papelão, linha e tecido. A coordenadora destaca a importância de incluir a Pedagogia Orgânica na rotina das crianças desde a primeira infância, para desenvolver o cuidado com a natureza e os seres vivos.

A equipe do Centro de Educação Infantil, liderada pelas diretoras Cláudia Couto, Jailda Silva e Ana Paula Costa, acredita na importância da brincadeira como forma de aprendizado e no acolhimento das crianças. O CMEI é descrito como um espaço onde se busca explorar o potencial das crianças, tornar os ambientes mais seguros, propícios ao brincar e menos poluídos.

Dessa forma, a Pedagogia Orgânica tem se mostrado uma metodologia eficaz para conectar as crianças à natureza, promovendo um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento saudável na primeira infância.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade