logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Justiça autoriza uso da força policial e multa para desocupar Uerj em protesto estudantil

COMPARTILHE

A Justiça autorizou, na última sexta-feira, o uso da força policial para remover os estudantes que estão ocupando o Pavilhão João Lyra Filho, o principal prédio do campus Maracanã da Uerj. Os estudantes haviam recebido um prazo de 24 horas para desocupar o local, prazo este que expirou na quinta-feira às 13h e foi descumprido pelo movimento de ocupação. A decisão judicial também estabeleceu a imposição de uma multa diária.

A juíza da 13ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Luciana Lopes, assinou a decisão que autoriza o uso de força policial adequada e necessária para a desocupação total dos prédios da Uerj. Além disso, determinou a cobrança de uma multa diária no valor de R$ 10 mil para os réus citados na ação de reintegração de posse movida pela reitoria, sendo estes quatro estudantes e um servidor da universidade. Para garantir o pagamento da multa, a juíza determinou o bloqueio do valor nas contas bancárias dos réus.

A reitoria emitiu uma nota apelando para que os estudantes deixem o local voluntariamente e evitem o uso da força policial. Em declaração, a reitoria pede para que os estudantes saiam pacificamente e por vontade própria, cumprindo assim a decisão judicial e evitando confrontos desnecessários.

Os estudantes estão ocupando a reitoria e outros edifícios da universidade há 56 dias em protesto contra as mudanças nas regras de concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. Na tentativa de remover os estudantes após o prazo judicial, houve confronto e a universidade foi obrigada a recuar, recorrendo à Justiça para buscar uma solução adequada.

Com informações da EBC
Fotos:

© Tomaz Silva/Agência Brasil

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade