O período de férias está chegando ao fim e os estudantes já precisam se preparar para o início do semestre letivo de 2024.2 na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). De acordo com informações divulgadas pela instituição, os alunos têm até o dia 8 de janeiro para solicitar a matrícula como estudante regular no sistema Sigaa, para garantir sua vaga nas disciplinas do próximo semestre.
Após o prazo de solicitação, os coordenadores de cursos irão analisar as solicitações e divulgar o resultado das matrículas até o dia 9 de janeiro. Além disso, será feita uma análise dos casos especiais junto ao setor responsável. O período de ajuste de matrículas está previsto para os dias 9 e 10 de janeiro, enquanto os estudantes regulares poderão solicitar a rematrícula nos dias 16 e 17 de janeiro.
As aulas do semestre 2024.2 estão programadas para começar no dia 20 de janeiro, com uma semana inicial dedicada às aulas inaugurais e ao acolhimento institucional, conhecida como calourada. Durante os dias 20 a 25 de janeiro, os novos alunos terão a oportunidade de se familiarizar com a universidade e participar de atividades de integração.
Um dos destaques deste ano é o tema que permeará as aulas inaugurais em todos os campi da Ufal: “O poder da informação”. Os subtemas abordados serão a ética e responsabilidade na disseminação de informações, bem como o poder e controle da informação.
A programação das aulas inaugurais conta com palestrantes de renome, como a professora Rosaline Mota, do curso de Biblioteconomia, que ministrará a aula inaugural do Campus A.C. Simões no dia 20 de janeiro. O jornalista Roberto Amorim, do Instituto Zumbi dos Palmares, será responsável pela aula do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias no dia 21.
A Ufal preparou uma série de atividades para dar as boas-vindas aos novos alunos, com a colaboração das pró-reitorias de Graduação, Estudantil e de Extensão. A expectativa é de um semestre repleto de aprendizado e integração, com o objetivo de formar profissionais comprometidos com a ética e responsabilidade na disseminação da informação.
Com informações e fotos da UFAL