logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Inscrições para o Fies do segundo semestre terminam hoje: não perca esta oportunidade!

COMPARTILHE

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2024 encerram-se nesta terça-feira, dia 27 de agosto, às 23h59, de acordo com o horário oficial de Brasília. Este programa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa conceder financiamento a estudantes que estejam cursando graduações em instituições de ensino superior privadas. Para este período, o MEC disponibilizou um total de 70 mil vagas, somando mais de 112 mil ao longo do ano.

Os interessados em participar do processo seletivo podem consultar as vagas disponíveis nas instituições participantes, separando pelo curso, estado e município. A partir dessas informações, o candidato pode realizar gratuitamente a sua inscrição pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, através da área de Fies Seleção, utilizando o login pelo portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.Br, com o CPF e senha.

O candidato deve selecionar até três opções de curso, indicando a ordem de preferência, além de preencher informações sobre o estado, município e curso desejado. Ao escolher um curso, é importante que o estudante esteja ciente das mensalidades do Fies para esse curso específico. Durante a inscrição, é necessário fornecer dados financeiros seus e da sua família.

Uma novidade deste semestre é o fato de que o Fies vai reservar vagas para candidatos autodeclarados negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, visando promover uma educação mais inclusiva e igualitária. Além disso, o Fies Social destinará metade das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Os financiamentos são oferecidos para estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos, com taxa zero de juros. É fundamental que o interessado tenha participado do Enem a partir de 2010, com nota válida, obtendo média mínima em todas as provas e não tirando zero na redação. Há, porém, restrições para candidatos que possuem financiamentos anteriores pelo Fies ou pelo Programa de Crédito Educativo, assim como para bolsistas do Prouni.

Com informações da EBC
Fotos:

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade