logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Inep realiza neste domingo provas do Encceja e do Revalida para quase 900 mil participantes.

COMPARTILHE

Neste domingo (25), quase 900 mil pessoas em todo o Brasil estão participando das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024. Desse total, 754.267 (84,23%) buscam a certificação para o ensino médio, enquanto 141.245 (15,77%) buscam a certificação para o ensino fundamental. O Encceja é uma importante ferramenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizado desde 2002 com o intuito de avaliar o conhecimento e as habilidades de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade considerada apropriada.

A oportunidade de obter o certificado por meio do Encceja é voluntária e gratuita, com as provas sendo aplicadas em dois turnos. No turno da manhã, as provas vão das 9h às 13h, com os portões abrindo às 8h e fechando às 8h45. Já no turno da tarde, os portões abrem às 14h30 e fecham às 15h15, com início das provas às 15h30 e término às 20h30.

Além disso, os participantes com direito a tempo adicional terão mais uma hora para a finalização do exame em ambos os turnos, seguindo o horário de Brasília. Os resultados do Encceja são utilizados pelas secretarias de Educação e institutos federais como forma de certificar os participantes em relação à conclusão do ensino fundamental e médio, servindo também como uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos.

O exame é relevante para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de fornecer bases para o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro. Além do Encceja, neste mesmo domingo, o Inep também aplicou as provas da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2. As provas do Revalida aconteceram em nove cidades brasileiras e têm como objetivo avaliar as habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional na área médica, de acordo com os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com informações da EBC
Fotos:

© Divulgação/ MEC

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade