O Grupo de Engenharia em Tomada de Decisões e Inteligência Artificial, conhecido como Gedai-Ufal, recebeu do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) o Certificado de Garantia da Propriedade e uso exclusivo de sua marca. Coordenado pelos professores Robério dos Santos e Victor de Carvalho, o Gedai é um grupo de Ciência, Tecnologia e Inovação sediado no Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas.
A marca do Gedai foi criada com o intuito de transmitir uma estética moderna que está diretamente associada à tecnologia, representando a inovação e a inteligência artificial. Segundo os criadores, o círculo que envolve a cabeça humana simboliza a conexão entre o homem e a máquina, destacando a convergência entre engenharia e inteligência artificial. As linhas presentes nesse círculo e na cabeça remetem tanto a dados e informações sendo processadas quanto ao raciocínio das pessoas envolvidas. Além disso, os círculos nos olhos sugerem foco e precisão, enquanto a cor vermelha da marca evoca energia, paixão e ousadia na busca por soluções inovadoras.
O nome do grupo, combinado com a imagem criada, comunica visualmente as áreas de atuação dos pesquisadores do Gedai, que incluem inteligência artificial, automação, mineração e análise de dados, modelagem de sistemas, otimização, soft computing e tomada de decisão. Recentemente, o grupo também passou a abranger o direito cibernético, ampliando seu trabalho em projetos de desenvolvimento tecnológico e extensão acadêmica.
Com a concessão do registro da marca, esta passa a ser de titularidade da Universidade Federal de Alagoas, sendo sua exploração regida pela Política de Inovação da instituição, com validade inicial de dez anos e possibilidade de prorrogação por períodos iguais e sucessivos.
O professor Victor Carvalho expressou seu orgulho com o registro da marca, destacando que ela representa de forma eficaz a missão e os valores do Gedai-Ufal. Segundo ele, o grupo está sempre focado na inovação tecnológica, buscando desenvolver soluções inteligentes e úteis para a sociedade.
Para conhecer mais sobre o Gedai e suas atividades, acesse o link oficial do grupo.
Com informações e fotos da UFAL