O Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa (Grupequi) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) celebrou, em uma sala de cinema, os quatro primeiros anos do Programa de Apoio aos Animais. Essa iniciativa foi criada com o propósito de ajudar os animais das áreas afetadas pela subsidência em Maceió, e até o momento já foram atendidos mais de 8 mil pets, tornando-se uma das principais ações de combate ao abandono de animais na América Latina.
Além disso, o Grupequi/Ufal está comemorando seus 15 anos de existência, período em que tem contribuído de forma ativa para a formação de conhecimento, responsabilidade social e avanços tanto dentro quanto fora da universidade. O grupo aborda diversas temáticas transdisciplinares, como bem-estar animal, sustentabilidade, terapias integrativas, desenvolvimento de produtos farmacológicos, construção de políticas públicas para a saúde animal, equideocultura, clínica e cirurgia de equídeos.
Durante o evento, o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, demonstrou entusiasmo com as conquistas do grupo e da instituição, evidenciando a importância de um projeto bem elaborado e conduzido com profissionalismo. Ele ressaltou os passos iniciais na criação do curso de medicina veterinária e os avanços alcançados, graças ao empenho da equipe.
A secretária Estadual da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, enfatizou a relevância da inclusão dos animais na sociedade e elogiou o trabalho desenvolvido pela Universidade, especialmente pelo reitor e pelo coordenador do grupo de extensão, professor Pierre Escodro, pelos avanços promovidos no estado.
O professor Pierre Escodro, idealizador e coordenador do Grupequi, emitiu uma declaração enfática, destacando a importância do programa e ressaltando o compromisso do grupo em continuar trabalhando com responsabilidade. A parceria com a empresa Braskem também foi ressaltada, evidenciando o apoio técnico e estrutural fornecido pela universidade.
O Programa de Apoio aos Animais, fruto da parceria entre a Ufal, a Fundepes e a Braskem, já beneficiou milhares de animais e disponibilizou vacinas, castrações, consultas veterinárias e mecanismos de adoção responsável. Por outro lado, o Grupequi tem desenvolvido diversas iniciativas de destaque, como o projeto Carroceiro Vet Legal, a coordenação de cursos e ações de conscientização e monitoramento de maus tratos.
Essas ações do Grupequi têm gerado impactos significativos no estado de Alagoas, promovendo a saúde animal, a conscientização da sociedade e o bem-estar dos animais. O trabalho do grupo tem sido reconhecido e premiado, contribuindo para a construção de uma cultura de respeito e cuidado com os animais.
Com informações e fotos da UFAL