O Grupo de Pesquisa e Extensão em Equídeos e Saúde Integrativa (Grupequi) marcará presença na Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica 2024 (Sinpete), que teve início em 16 de outubro. O evento aborda a questão da saúde única, uma perspectiva amplamente difundida que reconhece a interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental.
O Grupequi planeja compartilhar com os participantes a importância do conceito e da abordagem da Saúde Única, relacionando isso às práticas de bem-estar animal. Além disso, a equipe promoverá a oficina “Diga Não à Violência: Não Maltrate os Animais”, com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a luta contra o abandono e os maus-tratos aos animais.
O professor Pierre Escodro, coordenador do Grupequi, destaca que, considerando o público majoritariamente formado por crianças e adolescentes, as atividades serão conduzidas de forma criativa, lúdica e interativa, por meio de jogos eletrônicos, exposição de imagens e rodas de conversa sobre bem-estar animal. Após as oficinas, os participantes terão a oportunidade de responder a um questionário online para avaliar o conhecimento adquirido e esclarecer dúvidas sobre saúde animal e zoonoses.
Além disso, está programada a participação do Grupequi em uma mesa-redonda intitulada “Animais Comunitários e a Saúde Única: Vamos Conversar Sobre Isso?” no último dia da Sinpete 2024. O professor Pierre Escodro será o representante do grupo nesse evento, ao lado de outros especialistas e representantes do grupo Doguinhos da Ufal.
O Grupequi, da Universidade Federal de Alagoas, é reconhecido como um dos mais ativos no Brasil na área de equinos e saúde integrativa, completando 15 anos de atuação. Além de promover simpósios e encontros na área, o grupo iniciou em 2020 o Programa de Apoio aos Animais da Braskem em Maceió, visando cuidar dos animais e conscientizar sobre a guarda responsável. Com mais de oito mil animais atendidos em quatro anos, o programa se destaca como uma das principais iniciativas de saúde pública na América Latina.
Com informações e fotos da UFAL