logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Evento em homenagem a Lêdo Ivo celebra centenário do poeta alagoano na Ufal.

COMPARTILHE

O Acervo de Escritores Alagoanos, um projeto da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está se preparando para comemorar o centenário de nascimento do renomado poeta alagoano Lêdo Ivo nos dias 5 e 6 de novembro. O evento terá lugar no auditório Cepel, no Campus A. C. Simões, das 16h às 19h, e tem como principal propósito ser um ponto de encontro para celebrar a rica cultura literária alagoana.

A cerimônia, que conta com o apoio da Assessoria de Intercâmbio Internacional (ASI) da Ufal e do Núcleo de Estudos e Pesquisas (Inter)Multidisciplinares de Retórica e Literatura (NEPMRL), será marcada pela exibição do documentário “Imagem Peninsular’’ de Lêdo Ivo. Esta obra de 2005 narra a vida e obra do renomado romancista alagoano, oferecendo uma nova visão sobre um dos imortais da Academia Brasileira de Letras.

Além da exibição do documentário, o evento incluirá sorteios de livros para o público presente, assim como a possibilidade de emitir certificados de horas mediante inscrição prévia. O Acervo de Escritores Alagoanos, idealizado pelo professor José Niraldo Farias e seus orientandos do curso de Letras, é um projeto de extensão cujo foco principal é lembrar e homenagear as obras atemporais dos poetas alagoanos. Em sua primeira ação, o projeto realizou a palestra “Poesia Alagoana Contemporânea: abordagens críticas da poesia de Rosalvo Acioli”, durante a Festa Literária da Barra de São Miguel, em outubro de 2024.

Para participar do evento, aqueles interessados podem garantir suas vagas através do link disponibilizado ou do QR-Code fornecido. Adicionalmente, o evento também contará com conferências dos docentes, sendo que algumas das palestras programadas incluem temas como “Maceió, a cidade lembrada” por Fernando Fiúza, “Lêdo Ivo ensaísta” por Murilo Alves, “A produção literária exemplar de Lêdo Ivo” por Rosalvo Acioli, e “A propósito da raposa e dos livros negros do cartório” por Marcio Ferreira. Este evento promete ser um momento especial para celebrar e reconhecer a contribuição excepcional de Lêdo Ivo e outros talentosos escritores alagoanos para a literatura brasileira.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade