logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Estudante supera zero na redação do Enem e garante vaga em universidade concorrida

COMPARTILHE

O jovem de 17 anos, Eduardo França, celebrou uma importante conquista ao ser aprovado no curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) através do Sisu 2025. Sua jornada mostra que, mesmo aqueles que enfrentam dificuldades, como o recebimento de nota zero na redação do Enem, podem aprender e persistir para alcançar seus objetivos.

Eduardo, que tinha desafios em disciplinas de Linguagem e Redação, optava por concentrar seus estudos na área de Exatas. A experiência de tirar zero na redação como treineiro no Enem de 2023 serviu como um alerta para o estudante. Foi somente em 2024, ao concluir o Ensino Médio, que Eduardo foi apresentado ao projeto O Mil é Nosso, desenvolvido pela técnica em assuntos educacionais da Ufal, Lívia Soares, após sua mãe assistir a uma reportagem na TV.

Através do curso, ministrado pela professora Lívia, Eduardo aprendeu a estrutura de uma redação, os critérios de avaliação do Enem, o uso de citações e a forma de estruturar textos. Essas habilidades foram fundamentais para que atingisse a nota 940 na redação do Enem 2024, culminando em sua aprovação na universidade.

Ao receber a notícia da aprovação, Eduardo compartilhou a vitória com sua mãe e a professora Lívia, atribuindo a eles o mérito por seu sucesso. Sua mãe, Auristênia de França Souza, expressou imensa alegria e orgulho, ressaltando a importância da nota alta na redação para a conquista da vaga tão disputada no curso de Ciência da Computação.

A mãe de Eduardo, que enfrentou desafios como estudante de escola pública, comemorou a oportunidade dada ao filho de acessar o ensino superior. O sucesso de Eduardo é visto como uma mudança de vida não apenas para ele, mas também para sua família, refletindo o impacto positivo da educação na sociedade.

O curso O Mil é Nosso, criado pela professora Lívia Soares, oferece uma tutoria personalizada na escrita do texto dissertativo-argumentativo, preparando os estudantes para o desafio da redação do Enem. A metodologia estruturada do curso tem beneficiado alunos dedicados, como Eduardo, que se destacou pela evolução e empenho demonstrados ao longo das aulas.

O projeto também é marcado pela oportunidade de transformação na vida de estudantes vindos de escolas públicas e de baixa renda, fornecendo novas perspectivas e oportunidades para um futuro melhor. As inscrições para as turmas de 2025 do curso O Mil é Nosso estão abertas, com início das aulas marcado para 15 de fevereiro.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade