Os estudantes de graduação da maior instituição pública de ensino superior de Alagoas têm alcançado diversas oportunidades para vivenciar experiências acadêmicas em instituições localizadas nos grandes centros do país. Letícia Silva, aluna do curso de Ciências Biológicas da Ufal, é mais um exemplo de aluno que conseguiu realizar esse sonho. Ela foi selecionada para participar de um programa de estágio proporcionado pela Academia Brasileira de Ciências em parceria com a Fapesp e terá a oportunidade de passar 45 dias imersa em atividades científicas.
O Programa de Estímulo a Vocações Científicas Aristides Pacheco Leão terá início em 6 de janeiro de 2025, e Letícia já está ansiosa pelo que está por vir. Para a estudante, essa é uma oportunidade única de explorar novos lugares e de conhecer pessoas que certamente contribuirão para o seu crescimento acadêmico e desenvolvimento pessoal. Ela compartilhou sua empolgação com a aprovação no programa.
Letícia passou por um processo seletivo concorrendo com estudantes de graduação de todo o Brasil que participam de programas de iniciação científica. Na Ufal, ela integra o Pibic no Laboratório de Inovação Farmacológica (Laif/ICBS), sob a coordenação do professor Marcelo Duzzioni, e tem como orientadora a professora Mariana Amorós. A experiência no Laboratório foi crucial para sua conquista, pois sempre foi incentivada a buscar oportunidades externas, o que foi fundamental para seu crescimento acadêmico. A aprovação no programa nacional foi motivo de grande alegria para Letícia, que destacou a importância de se desafiar e tentar novas oportunidades.
Com coragem e conhecimento, Letícia foi aprovada para realizar o estágio no Laboratório de Imunobiologia de Transplantes (LIT) da Universidade de São Paulo. Ela desenvolverá um projeto sobre as alterações metabólicas e inflamatórias em macrófagos cultivados em ambiente hipóxico, que será uma oportunidade de aprendizado de novas técnicas essenciais para o desenvolvimento de seu projeto. A estudante considera essa conquista relevante, tanto para si mesma quanto para a Universidade, e já está ansiosa para iniciar o ano de 2025 acumulando novas experiências.
Com informações e fotos da UFAL