Terminam hoje as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, destinado a pessoas privadas de liberdade ou em medida socioeducativa que inclua privação de liberdade. O Encceja PPL é uma oportunidade para avaliar os conhecimentos daqueles que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada, possibilitando a obtenção da certificação de ensino.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pela internet, por meio do sistema disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, os candidatos podem solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social durante o processo de inscrição.
O cadastramento dos participantes interessados em realizar o exame deve ser feito pelos responsáveis pedagógicos dos órgãos de administração prisional e socioeducativa responsáveis por aplicar as provas nos estados e no Distrito Federal.
Para participar do Encceja, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame para a certificação do ensino fundamental e 18 anos completos para a certificação do ensino médio.
As provas estão agendadas para os dias 15 e 16 de outubro, para os níveis fundamental e médio, respectivamente. A divulgação dos gabaritos está prevista para 28 de outubro e os resultados finais serão divulgados em 23 de dezembro.
O exame possui o mesmo nível de dificuldade da edição regular, sendo realizado dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos responsáveis. As provas abrangem disciplinas como ciências, história, geografia, língua portuguesa, língua estrangeira, matemática, entre outras, de acordo com o nível de ensino.
O Encceja PPL 2024 é uma oportunidade única para aqueles que buscam a certificação do ensino fundamental e médio e demonstra o compromisso com a educação e a ressocialização desses indivíduos. É fundamental que todos aqueles que se enquadram nos critérios de participação aproveitem essa chance de adquirir conhecimento e qualificação acadêmica para a sua reinserção na sociedade.
Com informações da EBC
Fotos:






