logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Diretores premiados por redução de evasão escolar no Rio: saiba quem são os vencedores.

COMPARTILHE

No estado do Rio de Janeiro, diretores de escolas que conseguirem reduzir significativamente a evasão de estudantes do ensino médio serão reconhecidos e premiados. Isso acontecerá por meio do Prêmio Firjan SESI SEEDUC – Combate à Evasão no Ensino Médio, que foi lançado no dia 18 de setembro.

Essa premiação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e a Firjan Sesi, e tem como intuito reconhecer e incentivar ações que contribuam para a redução da taxa de abandono escolar. Serão premiadas 66 escolas que apresentarem a maior redução percentual da evasão entre os anos de 2023 e 2024. Em caso de empate, será considerada a escola com o menor índice absoluto de abandono em 2024.

A análise dos resultados será realizada por meio de dados coletados pela Divisão de Análise de Dados da Educação e Cultura e pela Divisão de Avaliação da Educação e Cultura da Firjan SESI, com base nos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A premiação está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2025. As 14 escolas vencedoras do Prêmio Ouro terão direito a um programa de imersão internacional para o gestor da escola, bem como materiais que auxiliem no processo de aprendizagem dos alunos. As outras 52 escolas premiadas com o Prêmio Prata terão a oportunidade de participar de um Programa de Imersão Nacional para o Gestor.

Dados do Censo Escolar apontam que o ensino médio é a etapa com maior taxa de repetência, que corresponde a 3,9%, e de evasão, que atinge 5,9%. Um estudo realizado pela Firjan SESI e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) revelou que meio milhão de jovens acima de 16 anos abandonam a escola anualmente, evidenciando a urgência de ações efetivas para combater esse problema e garantir a permanência dos alunos na escola.

Com informações da EBC
Fotos:

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade