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Diretores de escolas estaduais: mudança de perfil e maior escolha via processo seletivo.

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Nos últimos anos, tem sido observado um aumento significativo no número de diretores de escolas estaduais que alcançaram seus cargos por meio de processo seletivo e eleição da comunidade escolar. Esse crescimento é refletido nos dados de uma pesquisa divulgada recentemente, que revelou que em 2019, apenas 12,7% dos diretores foram selecionados dessa forma, enquanto em 2023 esse número saltou para 26,1%. Por outro lado, houve uma queda na proporção daqueles que foram contratados exclusivamente por indicação da gestão, caindo de 24% em 2019 para 20% em 2023.

O levantamento intitulado “Perfil dos(as) diretores(as) e desafios da gestão escolar nas redes estaduais de educação no Brasil”, encomendado pelo Instituto Unibanco, utilizou dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para traçar um panorama da situação em todas as regiões do país.

A forma pela qual os diretores acessam seus cargos e a origem desses profissionais têm impactos significativos na rotina escolar, de acordo com especialistas consultados. A diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (SEPE-RJ) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Duda Quiroga, ressalta a importância das eleições diretas nas redes escolares como forma de garantir um processo democrático de tomada de decisões e um compromisso enraizado com a comunidade escolar.

Além disso, a pesquisa revelou informações importantes sobre o perfil dos diretores, como a distribuição por cor/raça, sexo, faixa etária e formação. Os dados indicam uma predominância de diretores brancos e do sexo feminino, com uma divisão mais equilibrada entre as áreas de Pedagogia e outras licenciaturas em Educação.

Um ponto de destaque da pesquisa foi a constatação de que muitos diretores não possuem formação específica em gestão escolar, o que pode impactar diretamente na qualidade da educação oferecida. João Marcelo Borges, gerente de Pesquisa e Inovação do Instituto Unibanco, ressalta que a falta de formação adequada tanto dos professores quanto dos diretores representa um desafio para a garantia de uma educação de qualidade.

Além das questões relacionadas ao perfil dos diretores, a pesquisa também abordou desafios enfrentados na gestão escolar, como a sobrecarga de trabalho, a falta de recursos e pessoal, e a necessidade de lidar com a assiduidade de docentes e estudantes. O papel estratégico desempenhado pelos diretores, apesar de muitas vezes ser pouco explorado em pesquisas educacionais, foi ressaltado como fundamental para o bom funcionamento das escolas e o alcance de uma educação de qualidade.

Em resumo, os dados fornecidos por essa pesquisa oferecem uma visão abrangente da situação dos diretores de escolas estaduais no Brasil, destacando a importância da formação adequada e da seleção democrática para garantir uma gestão escolar eficiente e comprometida com o desenvolvimento educacional dos alunos.

Com informações da EBC
Fotos:

© Sam Balye/Unsplash

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