logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Diretores da Andifes se reúnem com autoridades para discutir temas educacionais essenciais.

COMPARTILHE

A diretoria da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realizou uma importante reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, para discutir diversos temas cruciais para as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Durante o encontro, foram abordadas questões fundamentais, como a regulamentação da Lei da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), a transformação dos centros federais de Educação Tecnológica (Cefets) em universidades, a situação dos colégios de aplicação ligados às Ifes e o orçamento das universidades federais.

Além desses assuntos, a reunião também tratou da organização do encontro de reitores do Brics e da participação na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. O presidente da Andifes, José Daniel Diniz Melo, reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e a vice-presidente Sandra Goulart, reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estiveram presentes, juntamente com os secretários executivos do MEC, Leonardo Barchini, e da Educação Superior, Alexandre Brasil.

Outro destaque da agenda da Andifes foi a reunião com o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius Marques de Carvalho. Nesse encontro, o presidente José Daniel e a vice-presidente Sandra Goulart reafirmaram o compromisso das universidades federais com a transparência na aplicação das emendas parlamentares. As instituições se colocaram à disposição para contribuir com a elaboração de diretrizes que contemplem as especificidades das Ifes e suas relações com as fundações de apoio, de acordo com as novas normas determinadas pelo STF.

A Andifes reforçou o apoio às iniciativas que visam fortalecer a transparência e a boa gestão dos recursos públicos, enfatizando o papel fundamental das instituições como pilares da educação, do conhecimento e da democracia. Além disso, a associação discutiu a parceria com as universidades na criação de estratégias para implementação do Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio, destacando a importância da capilaridade e experiência das instituições para o sucesso do programa. A reunião, realizada no final do último mês de janeiro, foi um passo significativo em direção à melhoria e desenvolvimento das universidades federais no Brasil.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade