A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), está envolvida na organização das festividades em comemoração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Este ano, pela primeira vez, o feriado será nacional. As atividades estão programadas para acontecer entre os dias 20 e 23 de novembro na Serra da Barriga, em União dos Palmares, e também no Campus A.C. Simões, em Maceió.
O evento terá início com a tradicional subida à Serra da Barriga no dia 20 de novembro, com apresentações culturais, shows artísticos e grupos de capoeira no Parque Memorial Quilombo dos Palmares a partir das 8h50. Nos dias 21 e 22, está previsto o seminário “Diálogos Palmarinos”, que acontecerá no auditório da Reitoria a partir das 8h30. O encerramento da programação será marcado por uma cerimônia solene na Serra da Barriga no dia 23 de novembro, com a presença das ministras da Cultura, Margareth Menezes, e dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo.
Em relação à logística da subida à Serra da Barriga, o coordenador do Neabi da Ufal, Danilo Marques, explicou que neste ano não será permitida a entrada de ônibus grandes por questões de segurança e trânsito. No entanto, vans e micro-ônibus poderão ter acesso. Além disso, será oferecido um micro-ônibus para transportar aqueles que desejarem subir a Serra, cobrando uma taxa de 7 reais por viagem.
Para mais informações sobre a programação completa do evento, acesse o link disponibilizado. É importante ressaltar a importância da celebração do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, bem como a parceria da Ufal com entidades governamentais e culturais para promover e manter viva essa memória tão significativa para a história do Brasil.
Com informações e fotos da UFAL