Os financiamentos do Banco do Nordeste destinados ao setor de educação, em Alagoas, triplicaram no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado. Até março, foram R$ 762 mil em créditos para a atividade.
Os contratos dessa natureza estão crescendo no estado, de acordo com o superintendente estadual do BNB, Sidinei Reis. “Encerramos 2022 com R$ 5,4 milhões financiados ao segmento alagoano de educação, alta de 46% em relação ao ano anterior”, destaca.
Do total contratado no ano passado, 70% foram com micro e pequenas empresas que atuam no ramo educacional. “São financiamentos destinados tanto ao capital de giro, como a investimentos, a exemplo da ampliação ou construção de escolas, aquisição de equipamentos, modernização, entre outros”, esclarece o superintendente.
Os centros educativos que contrataram com o banco, em 2022, em Alagoas, foram, em sua maioria, da capital, mas também houve contratos em Arapiraca, Delmiro Gouveia, Penedo, Pilar, e Olho D’Água das Flores.
Até o primeiro trimestre deste ano, a instituição já contabilizou financiamentos para empresas de educação de Maceió, Penedo e de União dos Palmares.
P-Fies
Para o setor de educação, além dos créditos às empresas que atuam nessa atividade, o Banco do Nordeste também financia estudantes de nível superior, no âmbito do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).
Os recursos são oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), principal funding da instituição, e cobrem até 100% do valor da mensalidade. Entre as vantagens, juros baixos e prazo de pagamento de até três vezes o tempo de duração do curso, durante o qual o pagamento mensal será de apenas 35% do valor da mensalidade mais os juros.
Fonte: ASCOM Banco do Nordeste