Na manhã desta terça-feira (26), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou uma sessão presidida pelo reitor Josealdo Tonholo. O encontro teve início com um minuto de silêncio em memória das vítimas do trágico acidente de ônibus na Serra da Barriga, ocorrido no último domingo (24). A comunidade universitária estava abalada com a notícia e prestou sua homenagem às vítimas.
Após o momento de respeito, os trabalhos seguiram com a discussão sobre o Plano de Gestão de Desempenho (PGD). A minuta apresentada pelo servidor José Clebson Silva de Farias, integrante da comissão responsável pelo projeto, encerrou um processo de discussões iniciado em setembro do ano passado. O PGD já é adotado em 175 instituições de administração pública federal, com características como a substituição do controle de frequência pelo controle de resultados, baseado em um plano de trabalho e com a possibilidade de realização de atividades fora das dependências da Ufal (teletrabalho).
A discussão sobre o PGD mobilizou a participação de professores, técnicos e representantes de diversos setores da universidade. Através de transmissão online no canal da Ufal no Youtube, muitos expressaram seu apoio à implantação do plano, destacando sua importância na organização das atividades, na melhoria da qualidade do atendimento remoto e no avanço do serviço público federal.
Durante a sessão, foram levantadas dúvidas, preocupações e sugestões, especialmente em relação à infraestrutura tecnológica, condições de trabalho para servidores que não optarem pelo regime remoto e o impacto do teletrabalho em atividades que exigem presença física. Também foram feitas sugestões para melhorias no plano, como garantir transparência nos critérios de avaliação e flexibilidade para adequar o teletrabalho às diferentes realidades das unidades acadêmicas e administrativas da Universidade.
Após debate e votação, a minuta do PGD foi aprovada pela maioria, com apenas uma abstenção e nenhum voto contrário. O reitor enalteceu o processo democrático e transparente de elaboração do plano, destacando a importância de oferecer melhores condições para os servidores desempenharem suas funções. A comissão responsável pela elaboração do PGD foi parabenizada pelo trabalho conjunto na construção desse novo modelo de trabalho.
Com informações e fotos da UFAL