logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Comissão da Ufal discute segurança com Secretário de Segurança Pública em reunião conjunta.

COMPARTILHE

A comissão designada pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas realizou uma reunião com o secretário de Segurança Pública do estado, Flávio Saraiva, na manhã de segunda-feira (17). O principal objetivo do encontro foi iniciar um diálogo para estabelecer um modelo de cooperação nas questões relacionadas à segurança da comunidade do Campus A.C. Simões, em Maceió.

Composta por representantes dos diferentes setores que integram a Ufal, a comissão está em busca de soluções conjuntas para determinar a forma como a polícia poderia colaborar de maneira preventiva nesse cenário. O professor Anderson Menezes, do Centro de Educação, que também faz parte do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos e da comissão do Consuni, ressaltou a importância de abordar a segurança no campus de forma colaborativa, utilizando a expertise de cada instituição envolvida para apresentar a melhor estratégia de atuação visando melhorar a segurança no local.

Saraiva garantiu o apoio da Secretaria de Segurança Pública à comunidade universitária e afirmou que, caso o Consuni opte pela presença da polícia no campus, haverá uma atuação conjunta para assegurar a proteção das pessoas. Ele também enfatizou a presença contínua da Polícia Militar nas proximidades do campus, pronta para intervir em situações de flagrante e oferecer suporte conforme necessário.

Durante a reunião, o tenente-coronel Iran Rêgo, responsável pelas Políticas de Prevenção da SSP, sugeriu incluir a atuação nos moldes das bases comunitárias, um modelo de policiamento em conjunto com a sociedade que tem obtido sucesso em bairros da capital. Um dos encaminhamentos acordados foi realizar a próxima reunião trimestral do Conselho de Integração Comunitária na Ufal, em março, para mostrar como esse modelo de trabalho pode ser aplicado na universidade.

Além disso, um relatório com os resultados da reunião com a SSP será apresentado ao Conselho Universitário no mesmo dia, com o intuito de propor ações de longo prazo para melhorar a segurança no campus. Por fim, a Associação dos Docentes da Ufal realizará uma audiência pública sobre segurança no campus no dia 20 de março, oferecendo espaço para discussão e proposição de soluções para a comunidade acadêmica.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade