O Colégio de Aplicação Telma Vitória (CApTV) marcou presença na Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), realizada na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, entre os dias 16 e 22 de outubro. O evento proporcionou ao colégio a oportunidade de compartilhar seus trabalhos em prol da educação sustentável, destacando a importância de ensinar às crianças a responsabilidade ambiental e a preservação dos biomas brasileiros.
A equipe de profissionais do CApTV sempre se empenhou em apresentar propostas pedagógicas que contribuam positivamente para a educação infantil, com ênfase na educação ambiental e nos cuidados com a natureza. Durante a exposição na Sinpete, o foco foi mostrar, por meio da arte sustentável, os temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, como Saúde e bem-estar, Educação de Qualidade, Água potável e Saneamento, Redução das Desigualdades e Vida Terrestre, que são trabalhados diariamente com as crianças em suas atividades cotidianas.
Este tipo de evento proporciona aos profissionais da educação, aos estudantes e ao público em geral um amplo leque de oportunidades para o crescimento profissional e a ampliação de ideias no ensino básico. Além disso, estimula a contribuição para um país mais sustentável e inclusivo, promovendo a resolução de problemas, a implementação de inovações e o fortalecimento da interação entre escolas e instituições de ensino superior.
A participação na Sinpete foi especialmente significativa para a professora Isabel Freitas, do Colégio de Aplicação Telma Vitória, que ressaltou a importância de incentivar e trabalhar a ciência desde a educação infantil. Para Priscila Santos, também professora do CApTV, a presença no evento permitiu vivenciar diversas perspectivas na educação, com atividades que encantaram as crianças e promoveram a conscientização sobre uma alimentação saudável e sustentável.
O coordenador do evento, professor e diretor do Instituto de Matemática da Ufal, Isnaldo Isaac Barbosa, enfatizou a importância da Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica como uma oportunidade de retomar o contato com a pesquisa e a extensão, e de estimular a visão científica nas crianças desde cedo.
No contexto da educação infantil, trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável pode parecer desafiador, mas a abordagem pedagógica criativa e envolvente da equipe da Sinpete, com a Sujeita Investigadora das Ciências e Artes adotada pelo CApTV, possibilitou que as crianças discutissem temas relevantes e atuais da sociedade.
A Sinpete teve como principal objetivo estimular projetos e ações práticas de divulgação da ciência, tecnologia e inovação, com foco na sustentabilidade educacional e na conservação dos biomas brasileiros. O tema “Inovação Sustentável: Educação, Tecnologia e Empreendedorismo para a conservação dos Biomas Brasileiros” permeou todas as atividades do evento, enriquecendo a experiência dos participantes e contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente e engajada.
Com informações e fotos da UFAL