O Circuito Penedo de Cinema está se preparando para sua 14ª edição, que acontecerá entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro. Este ano, o evento promete uma homenagem especial ao cinema argentino, em reconhecimento à rica história cinematográfica do país vizinho e em meio a um cenário político conturbado que ameaça a área cultural.
O coordenador-geral do evento, Sérgio Onofre, destacou a importância de chamar atenção para o cinema argentino, considerando-o como um dos principais expoentes na produção cinematográfica da América Latina. A Argentina, inclusive, teve duas cidades reconhecidas pela Unesco como Cidades Criativas, assim como Penedo, tornando a homenagem ainda mais significativa.
Na programação do Circuito Penedo de Cinema, estão incluídos filmes argentinos como “A Outra Pele” (2018), dirigido por Inés de Oliveira e estrelado por Maria Figueras, “Diamantis – Quem pode sobreviver ao paraíso perfeito?” (2017), do diretor argentino Eloy González, e “La Bolsita de Agua Caliente” (2023), de Yuliana Brutti. Além disso, haverá um Workshop especial sobre Cinema e Literatura Argentina em Jorge Luis Borges, explorando a relação entre cinema e literatura por meio das obras do renomado autor.
A cerimônia de abertura do evento terá uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica Universitária, em homenagem ao cinema argentino, e uma performance musical e de dança da professora Natacha Gallucci, do grupo FiloMove da Universidade Federal de Alagoas.
A identidade visual desta edição foi criada pela programadora visual da Assessoria de Comunicação da Ufal, Camila Fialho, que buscou refletir a riqueza cultural de Penedo e as influências do cinema argentino. O desafio foi criar um design versátil e impactante, adaptável a diferentes meios visuais, mantendo a autenticidade do local e a conexão com a cultura argentina.
O Circuito Penedo de Cinema é uma realização da Universidade Federal de Alagoas, em parceria com o governo de Alagoas, a Secult-AL e o IECPS, contando com o patrocínio de diversas entidades e o apoio de empresas locais. Para mais informações e atualizações, siga o Circuito nas redes sociais, no Instagram e no Facebook.
Com informações e fotos da UFAL