O Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) terá a honra de receber na próxima quinta-feira, 24 de outubro, o renomado cientista político brasileiro Ian Batista. O evento, marcado para as 17h30, faz parte do Ciclo de Palestras Democracia e Informação, uma iniciativa dos grupos de pesquisa Cidadania, Grupo de Estudos sobre Regimes Políticos e do Observatório da Desinformação, com o apoio da ABCP Regional Nordeste, da Abrapel e do Ipespe Analítica.
O tema da palestra será “O que ocorreu na Venezuela?”, e Ian Batista compartilhará sua experiência como observador internacional do Carter Center nas eleições venezuelanas, discorrendo sobre suas percepções acerca da lisura do pleito. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ian Batista é consultor e pesquisador do Carter Center, tendo participado como observador em eleições não só na Venezuela, mas também no Brasil, Argentina e Tunísia. Além disso, é professor associado ao mestrado em Direito Constitucional da Universidade Técnica de Loja, no Equador.
A professora Joyce Martins ressalta a importância do Ciclo de Palestras Democracia e Informação para Alagoas, pois ele promove debates e reflexões essenciais sobre a análise e a prática da política, contribuindo significativamente para o fortalecimento da Ciência Política no Nordeste e para a formação de uma cidadania mais democrática e consciente. A presença de observadores internacionais como Ian Batista é crucial para colaborar com o aprimoramento dos sistemas eleitorais dos países visitados, trazendo uma visão externa e apontando possíveis melhorias.
Vale ressaltar que não é necessário realizar inscrição prévia para participar do evento. É uma oportunidade única de aprender mais sobre as eleições na Venezuela e refletir sobre a importância da democracia e do papel dos observadores internacionais nesse contexto.
Com informações e fotos da UFAL