logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Celpe-Bras 2024/2: edital traz prazos e procedimentos para obtenção de proficiência em português

COMPARTILHE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou um edital contendo todas as diretrizes, prazos e procedimentos necessários para os interessados em obter o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, também conhecido como Celpe-Bras, na edição 2024/2. Esse exame é oficial e tem como principal objetivo certificar a proficiência em português como língua estrangeira.

As provas serão realizadas entre os dias 22 e 25 de outubro deste ano, tanto em postos no Brasil quanto no exterior. O resultado será divulgado no dia 16 de dezembro. Para participar, os interessados devem se inscrever no Sistema Celpe-Bras, num período que vai de 5 a 16 de agosto, indicando o país e o posto de preferência, número do passaporte ou documento de identificação válidos, data de nascimento, endereço de e-mail e número de telefone.

É importante observar o cronograma estabelecido, que determina que o pagamento da taxa de inscrição deve ser realizado entre os dias 5 e 21 de agosto, sendo o valor de R$ 259 para os postos no Brasil e US$ 120 para o exterior. Além disso, há prazos específicos para a homologação do posto aplicador, atendimento especializado e pedido do nome social.

O exame envolve uma parte escrita, na qual os candidatos terão três horas para realizar quatro tarefas de produção textual. Já a parte oral consiste em uma interação face a face entre o participante e avaliadores, com duração de 20 minutos. A proficiência é avaliada com base no desempenho nas duas partes.

O Inep disponibiliza atendimento especializado para diversas condições, inclusive deficiências físicas, visuais e auditivas, dislexia, deficiência intelectual, entre outras. O Celpe-Bras é reconhecido como comprovação de proficiência em língua portuguesa por instituições de ensino superior e é direcionado a estrangeiros que desejam ingressar em cursos de graduação ou pós-graduação, assim como para validação de diplomas profissionais no Brasil.

Com informações da EBC
Fotos:

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade