O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está organizando a 2° edição da Calourada Afirmativa, que acontecerá no dia 30 de janeiro no Centro de Interesse Comunitário (CIC) no Campus A. C. Simões, em Maceió. O evento, que tem início às 14h, é uma iniciativa em parceria com a Pró-reitoria de Cultura e Extensão (Proexc), Pró-reitoria Estudantil (Proest), Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e com os coletivos negros formados por estudantes da Ufal.
Segundo Danilo Marques, coordenador do Neabi, o objetivo da Calourada Afirmativa é promover atividades culturais que valorizem a cultura negra e indígena, além de conscientizar os calouros ingressos por sistema de cotas sobre a importância das políticas de ações afirmativas e as possibilidades dos programas de permanência estudantil na Universidade.
Devido ao sucesso da primeira edição realizada no campus do Sertão em 2022, a intenção é que a Calourada Afirmativa se torne um evento fixo no calendário acadêmico, sempre ocorrendo na semana subsequente à Calourada Oficial, para não interferir nas atividades da Reitoria, do Movimento Estudantil e dos diretórios acadêmicos.
A programação completa inclui uma Oficina de Carnaval com o grupo Maracatu Yà Dandara às 14h, seguida por uma roda de conversa sobre Ações Afirmativas e Políticas de Assistência Estudantil às 15h com representantes do Neabi/Ufal, estudantes do Pec-G, Proest e Proex. Às 16h, haverá uma Oficina de Capoeira com o Contra-Mestre Denis Angola, seguido por um Baile Preto com DJ Obama às 17h30 e um Palco Aberto às 18h30.
O Neabi é um órgão de apoio acadêmico da Ufal que trabalha para implementar, monitorar e acompanhar a política de cotas na instituição. Além disso, desenvolve ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a questão negra e indígena dentro da universidade.
Com informações e fotos da UFAL