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Brasileiros e paquistaneses unidos em olimpíada de matemática: marco histórico no ensino mundial.

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Na busca por descobrir jovens talentosos na matemática, brasileiros e paquistaneses uniram forças em um projeto conjunto. O professor Krerley Oliveira, do Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), desempenhou um papel fundamental na elaboração da primeira Olimpíada Nacional de Matemática do Paquistão, realizada em dezembro de 2024. Este evento é considerado um marco histórico para o país, incentivando o ensino e a valorização das ciências exatas.

A prova da olimpíada foi desenvolvida por uma equipe multinacional composta por três brasileiros e três paquistaneses, destacando a importância da cooperação internacional no avanço da educação. O professor Krerley, renomado pela sua atuação na divulgação da matemática, juntamente com outros dois acadêmicos brasileiros, contribuíram significativamente para elevar a relevância do Brasil no cenário global de competições matemáticas.

Segundo Oliveira, essa iniciativa não só representa um avanço significativo para a matemática no Paquistão, mas também reflete o compromisso dos acadêmicos brasileiros em construir pontes entre nações e culturas. Sua trajetória na promoção da matemática e na colaboração internacional em eventos científicos e educacionais demonstra o esforço contínuo em enfatizar a importância das ciências exatas na resolução de desafios globais.

O docente da Ufal tem se destacado pelo seu envolvimento em projetos educacionais e científicos internacionais, sendo uma referência na promoção da matemática como ferramenta para o desenvolvimento humano e científico. A atuação conjunta entre brasileiros e paquistaneses evidencia que o conhecimento científico não conhece fronteiras e pode unir nações em torno do objetivo comum de inspirar jovens a adotarem a ciência como caminho para o aprendizado, transformação e inovação.

Eventos como a Olimpíada Nacional de Matemática do Paquistão reforçam a posição do Brasil como um centro de excelência e colaboração em matemática, contribuindo para a formação de uma geração global de pensadores críticos e inovadores. A participação ativa nesses eventos demonstra o impacto positivo da cooperação internacional na promoção do ensino e valorização das ciências exatas em nível global.

Com informações e fotos da UFAL

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