A renomada professora e musicista carioca Beatriz Campello Paes Leme, conhecida como Bia Paes Leme, é uma das figuras mais importantes no cenário musical do Rio de Janeiro. Além de seu trabalho como arranjadora, compositora e produtora musical, ela também é responsável por um acervo de extrema importância para a música instrumental brasileira, hoje integrado ao Instituto Moreira Salles (IMS).
Pela primeira vez, Bia Paes Leme estará presente no Festival de Música de Penedo (Femupe), que acontecerá entre os dias 24 e 26 desta semana, na cidade histórica às margens do Rio São Francisco. Durante o evento, a professora ministrará o workshop “Arranjos Especiais”, contando com um sexteto formado por músicos da Filarmônica Carlos Gomes, da cidade de Estância-SE, coordenada pelo trompetista e professor João Paulo Lima.
No workshop, Bia Paes Leme e os músicos trabalharão em arranjos de Pixinguinha para uma banda reduzida, explorando as técnicas e recursos utilizados pelo renomado compositor e arranjador. Além disso, a professora abordará a vida e obra de dois autores do século 19, Paulino do Sacramento e Pedro Galdino, cujas músicas serão analisadas durante as atividades.
Graduada em Composição e mestre em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Bia Paes Leme também é professora de harmonia na Escola Portátil de Música, onde leciona aos sábados. Desde 2008, ela atua como coordenadora do acervo de Música no Instituto Moreira Salles.
O Femupe é uma realização da Ufal, através do Centro de Musicologia de Penedo (Cemupe) e da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), contando com a parceria da Prefeitura de Penedo, do Sesc-AL, e da Sociedade Montepio dos Artistas, entre outros patrocinadores. Para mais informações sobre o evento, acesse o site do Femupe e acompanhe as novidades também pelo Instagram @festival_musica_penedo e @cemupemusicologia.
Com informações e fotos da UFAL