Seminário discute implementação da política de equidade étnico-racial na rede municipal de ensino de Maceió
Na manhã desta quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) promoveu o I Seminário Interno da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). O evento teve como foco apresentar a nova política para os setores estratégicos da pasta, compartilhando o trabalho realizado na elaboração dos planos e ações necessárias para a devida implementação.
A PNEERQ é uma política nacional com o objetivo de implementar ações e programas voltados à superação das desigualdades étnico-raciais e do racismo na educação brasileira, bem como promover a política educacional para a população quilombola. Dentre as estratégias apresentadas pela Semed estão formações em equidade racial, visibilidade às questões étnico-raciais e incentivo à autodeclaração.
O coordenador de Direitos Humanos da Semed, Luciano Amorim, ressaltou a importância de ampliar o debate racial na rede de ensino municipal, enfatizando a necessidade de a política racial acontecer de forma interseccional e elogiando a iniciativa pioneira de Maceió na implementação da PNEERQ.
Para Lucélia Silva, coordenadora geral de Igualdade Racial da Secretaria Municipal da Mulher (Semuc), a implementação de políticas públicas de equidade racial é essencial em Maceió, considerando a maioria negra da população e a ocorrência cotidiana do racismo, especialmente no ambiente educacional.
Sophia Braz, coordenadora geral de Diversidade da Semuc, celebrou a iniciativa da PNEERQ, destacando a necessidade de uma educação mais humanizada e de gestores capacitados para compreender e acolher a diversidade, respeitando a população negra e LGBTQIA+.
O evento foi sediado no auditório da Prefeitura de Maceió e contou com a presença de representantes de diversos órgãos públicos, demonstrando a importância e o compromisso com a implementação da política de equidade étnico-racial na rede municipal de ensino.