logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Autores negros concorrem a prêmio literário por romances inéditos em editora renomada.

COMPARTILHE

Autores negros têm a oportunidade de ser reconhecidos através do Prêmio Pallas de Literatura, que visa premiar romances inéditos e conceder ao vencedor a publicação do livro. As inscrições para a edição de 2024 foram prorrogadas até 5 de julho, e o anúncio do vencedor está previsto para setembro, com a publicação do romance no ano seguinte, em comemoração aos 50 anos de atividade da editora.

O curador do prêmio, Henrique Rodrigues, destaca a importância do reconhecimento de novos talentos negros na literatura, ressaltando que ter um livro publicado por uma grande editora não é uma tarefa fácil no Brasil. Nomes consagrados como Conceição Evaristo, Nei Lopes e Eliana Alves Cruz já passaram pela mesma editora que publicará o livro do vencedor do Prêmio Pallas de Literatura.

Os critérios para participação são claros: é preciso ser um novo autor negro, não ter nenhum romance publicado e o texto deve ter entre 120 mil e 500 mil caracteres no formato PDF. A inscrição é anônima, garantindo que a avaliação do júri seja baseada unicamente na qualidade literária da obra. Além disso, a temática é livre, não sendo necessário que esteja relacionada a questões identitárias de negritude.

O vencedor do concurso terá seu livro publicado pela renomada editora Pallas, recebendo direitos autorais quando a obra for comercializada. Além disso, terá a oportunidade de receber mentoria do curador Henrique Rodrigues, que irá orientá-lo sobre a cena literária brasileira e como se posicionar nesse mercado competitivo.

Para a editora, que comemora 50 anos de atuação, o prêmio representa a consolidação do trabalho realizado em prol da recuperação dos saberes afro-brasileiros e afrodescendentes, dando visibilidade a autores e pesquisadores que focam nessa temática. A iniciativa também marca a tradição e a vanguarda da editora na promoção da cultura africana e afro-brasileira em diversos campos do conhecimento, valorizando a contribuição desses povos para a construção do país.

Com informações da EBC
Fotos:

© Fernando Frazão/Agência Brasil

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade