logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Abertura da Semana de Psicologia da UFAL reforça importância da formação crítica e científica.

COMPARTILHE

Uma solenidade de abertura repleta de motivos para celebração marcou a manhã desta quarta-feira (6) no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas, no Campus A. C. Simões, em Maceió. O evento foi marcado por reflexões críticas e profundas sobre o momento histórico atual. A estudante de Psicologia e instrumentista, Sara Lins, iniciou o evento com uma bela apresentação de flauta, evidenciando os diversos talentos da comunidade acadêmica.

O cerimonial, conduzido pelo relações públicas Samy Dantas, apresentou uma mesa composta por diversas personalidades, sendo presidida pelo reitor Josealdo Tonholo. Dentre os presentes estavam Leogildo Freires, diretor do Instituto de Psicologia (IP); Obadeyi Carolina Saraiva, do Conselho Federal de Psicologia; Leonardo Tenório, do Conselho Regional de Psicologia; Frederico Costa, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia; Sheyla Fernandes, coordenadora do Programa de Pós-graduação do IP; Carolina Padilha, coordenadora do Curso de Psicologia de Palmeira dos Índios; entre outros.

Durante as saudações, foi destacado o aniversário de 30 anos do Curso de Psicologia, enfatizando a consolidação do tripé: ensino, pesquisa e extensão. Alguns discursos foram iniciados com audiodescrição, visando facilitar a compreensão de pessoas cegas ou com baixa visão. Além disso, todos os discursos foram traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), pela estudante Raiane Souza.

Representantes dos conselhos Federal e Regional elogiaram a proximidade com os estudantes e a importância dessa interação para a formação profissional. Destacaram ainda a relevância de representatividade, como no caso de Obadeyi, primeira ialorixá a representar os povos tradicionais no Conselho Federal de Psicologia.

A conjuntura política internacional também foi abordada, com Frederico Costa ressaltando a importância da formação crítica em um contexto de avanço do conservadorismo. O professor Leogildo Freires retratou a trajetória do Curso de Psicologia e o fortalecimento da pós-graduação, com a aprovação do doutorado.

O reitor Josealdo Tonholo encerrou as falas, destacando o crescimento do curso de Psicologia e a importância da instituição na defesa dos princípios democráticos. O evento seguiu com a participação da convidada especial da Costa Rica, Dora Patrícia Celis, que discursou sobre a formação e produção de conhecimento na área, mediada pelos professores Ângela Soligo e Jefferson Bernardes.

Em um ambiente marcado por celebração, reflexão e projeção, a solenidade de abertura da Semana foi um momento significativo para a comunidade acadêmica e profissional da Psicologia.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade