logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

3ª edição da Semana de Dança Corpóreo promove consciência corporal e expressão artística

COMPARTILHE

A Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizará, entre os dias 21 e 26 de outubro, a 3ª edição da Semana de Dança Corpóreo, com o tema “Corporeidades da cena: educação somática nos processos em dança”. O evento é aberto ao público e visa despertar o interesse pela consciência e percepção do corpo, bem como pelos processos somáticos que precedem a cena, por meio de oficinas e palestras.

A proposta da Semana de Dança Corpóreo é promover uma imersão na riqueza das corporeidades na cena da dança, através da abordagem pedagógica da educação somática. Neste ano, o foco é compreender o corpo em sua totalidade, integrando os domínios sensorial, cognitivo e afetivo. Através das atividades programadas, será discutido como esses princípios se manifestam nas expressões populares diretas e indiretas, refletindo sobre os movimentos criados e desenhados pelo corpo.

A coordenadora do projeto, professora Risia Lessa, destaca a importância de proporcionar um espaço para uma maior consciência e percepção de si mesmo, bem como da interação do corpo com suas demandas internas e externas. Ela ressalta a necessidade de aprender sobre autorregulação, autocuidado e como lidar com limitações e potencialidades relacionadas ao movimento e à criação artística.

Inspirados por estudiosos como Merleau-Ponty, os organizadores buscam estabelecer conexões entre corpo e mente, oferecendo um espaço de troca e aprendizado. A estudante Ruth Santos, membro da comissão organizadora, enfatiza a importância de explorar o tema da preparação do corpo para a cena, destacando a relevância do movimento no cotidiano e sua compreensão na dança e na cena.

O estudante George Onicilo, do Curso de Dança, destaca a abordagem psicossomática, que visa otimizar os princípios motores biológicos para adquirir uma consciência corporal mais tonificada e pronta para reagir a diferentes estímulos. Ele menciona algumas das atividades programadas, como oficinas sobre variabilidade motora, capoeira e a influência das emoções nos processos criativos.

Além das oficinas, está programada uma roda de conversa sobre “Práticas Somáticas: Reverberações na Cena e na Vida”, que explorará a interseção entre o somático e a dança, ampliando a consciência e auto percepção corporal. A programação completa conta com diversas atividades ao longo dos dias, culminando com apresentações artísticas no Espaço Cultural Ruth Cardoso. Este evento faz parte do Projeto Residência Artística da UFAL e é aberto ao público.

A Semana de Dança Corpóreo promete ser um evento enriquecedor e transformador, promovendo reflexões sobre o corpo, o movimento e a expressão artística, por meio de uma abordagem educacional somática. É uma oportunidade única para mergulhar nas possibilidades do corpo na dança e na cena, sob a orientação de profissionais e estudiosos renomados.

Com informações e fotos da UFAL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade