A 10ª Semana Internacional de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) teve início nesta terça-feira, dia 29 de outubro. Com o tema “Luta pelo direito à educação: sentidos, políticas e formação docente”, o evento está ocorrendo no Centro de Educação (Cedu) da Ufal e se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 1º de novembro.
A abertura da SIP contou com a participação do reitor da Ufal e dos gestores do Cedu. O destaque ficou por conta da palestra de abertura ministrada pelo professor Flávio Brayner, docente emérito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para o segundo dia de atividades, que acontece nesta quarta-feira, estão programadas discussões sobre pedagogia hospitalar, direitos humanos e atividades lúdicas no ensino para crianças em tratamento de saúde.
O coordenador do evento, professor Eraldo Ferraz, ressaltou a importância da SIP como espaço para debater a formação de professores no Brasil e em Alagoas. Além disso, a iniciativa visa estimular os estudantes a buscarem novas formas de atuação profissional, oferecendo minicursos e oficinas para os alunos de Licenciatura adquirirem práticas de metodologias ativas na Educação Básica.
A proposta da 10ª Semana Internacional de Pedagogia é contribuir para a discussão sobre as políticas educacionais e os desafios enfrentados na formação dos jovens e profissionais da educação. Para mais informações e a programação completa do evento, será disponibilizado em breve no site oficial. Enquanto isso, é possível acompanhar as principais fotos e atividades no perfil do evento no Instagram: @sipufal.
Com informações e fotos da UFAL